Saiba como um produto de banheiro se tornou um vídeo viral através de cenas bizarras…
Bobby Edwards fundou a Squatty Potty em 2011. O produto se surgiu por necessidade. A mãe de Bobby estava constipada cronicamente e tinha sérios problemas indo ao banheiro.
Eles tentaram quase tudo para ajudar seus problemas, mas nada parecia funcionar. Ele fez muitas pesquisas e descobriu que a postura era um grande fator nos problemas do banheiro. Mas não haviam produtos que resolvessem a má postura para essa função biológica.
E foi assim que nasceu o Squatty Potty. Um banquinho de plástico que abordava o problema do cólon conhecido pela humanidade, este produto faz do seu banheiro uma experiência fácil. Mas esse é um tópico que as pessoas dificilmente discutem ou um tabu na sociedade.
Como promover um produto de toalete?
A família Edwards era cética em promovê-la através de colegas e amigos, mas estava convencida de ter uma estratégia adequada de introdução ao mercado. Squatty Potty era um produto simples, então outro grande desafio foi como reduzir a concorrência quando outras marcas se aventurarem nessa categoria de produtos. O banco era fácil de copiar e fácil de fabricar. Os proprietários acreditavam que apenas uma boa estratégia de comunicação de marketing por meio de anúncios em vídeo faria o potty squatty se destacar no mercado, mesmo que a concorrência aumentasse no futuro.
E explicar o produto da forma como deveria ser, com as questões biológicas, tornaria o vídeo, ou a campanha muito chata…
O resultado resultou em um vídeo de um unicórnio sentado em seu “troninho”, fazendo o número dois e seu cocô é um delicioso sorvete com as cores do arco-íris. Mas ele está tendo problemas para soltar seu intestino corretamente. Um príncipe ajuda o pobre animal a “fazer cocô da forma correta”. É ai que o Squatty Potty entra em cena.
É claro que os investidores achavam essa cena um absurdo, mas os criadores do banquinho garantiram seu sucesso …
Resultado ,o vídeo foi visto mais de 150 milhões de vezes no Youtube e no Facebook,
E mais de 70% da audiência assistiu até o fim. Segundo a Adweek , as vendas on-line da Squatty Potty aumentaram 600% e as vendas nas lojas aumentaram 400% após este vídeo, que faturou US $ 15 milhões.
Mas por que isso funcionou tão bem? Primeiro, o vídeo trata de um assunto delicado, difícil de ser tratado.
Quais elementos fizeram o vídeo tornar-se viral?
Aqui, tudo é sugerido e o espectador entende enquanto se diverte. Mas isso não é tudo, outros elementos fizeram que o vídeo viralizasse:
- O absurdo: Acena mostra um improvável unicórnio, com seus espelhos multicoloridos, gera atenção e interesse – o ângulo deliberadamente absurdo escolhido pelos irmãos Harmon (da agencia Harmon Brothers) funciona perfeitamente, despertando a curiosidade do público.
- Humor : O príncipe faz muitos trocadilhos em inglês. É a mistura de humor e absurdo que está na base do sucesso viral do vídeo. Mas tudo isso não é suficiente para torná-lo um sucesso comercial. Os resultados de vendas vêm da mensagem, também bem organizada.
- Aplicação de copy
-
- Todos os argumentos estão lá: A demonstração antes e depois de uma forma clara e óbvia . Além do benefício produzido e dos resultados gerados.
- A abordagem problema e a solução: o príncipe citando todos os problemas relacionados à evacuação, hemorróidas, constipação, etc. e demonstrando como o produto resolve esses problemas.
- Títulos : para dar credibilidade à marca, o príncipe cita todas as autoridades que confiam no Squatty Potty e até os 2.000 usuários da Amazon que lhe deram 5 estrelas.
- Uma chamada para ação: um botão de comando incorporado no vídeo
-
- Aplicação de copy
Por fim, imagino que foi um dos maiores desafios promover uma marca de toalete com todas as mensagens a serem transmitidas com muito detalhe. Ainda mais se o produto estiver relacionados a um problema que as pessoas não gostam de compartilhar abertamente? A abordagem cômica e a não confrontação foram pagas, permitindo que a empresa se comunicasse com seu público sobre um tópico não tão popular. Quem iria imaginar que a melhor maneira de vencer o constrangimento era ficar mais constrangedor.
Toda a história do vídeo que tornou-se viral criado pelos Irmãos Harmon Brothers esta no livro (em inglês):