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Efeito Placebo no Marketing

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Efeito Placebo no marketing neuromarketing 930x620 - Efeito Placebo no Marketing

Todos nós conhecemos o efeito placebo.

O efeito placebo se deve ao fato de que a espera por uma melhora provoca a liberação no organismo de substâncias “terapêuticas”, como endorfinas e adenosina (analgésicos) ou adrenalina (que permite um melhor controle do estresse) . Um alto efeito “placebo” (e portanto terapêutico) também tem carícias, música, voz, relacionamentos humanos positivos.

PIADA SOBRE PLACEBO HUMOR 220x300 - Efeito Placebo no Marketing

Botões Placebo

Você pressiona o botão da campainha e ouve a campainha. Você pressiona o botão do elevador, ele acende. Você pressiona o botão na máquina de venda automática, um refrigerante desce.

Durante toda a sua vida, você apertou botões e foi recompensado. É um condicionamento simples.

O problema aqui é que alguns botões na vida moderna não fazem absolutamente nada. A magia entre o pressionamento do botão e o resultado desejado está toda na sua cabeça.

O botões de fechar não fecham as portas do elevador em muitos elevadores construídos desde os anos 1990. Em alguns elevadores, o botão está disponível para uso dos trabalhadores e do pessoal de emergência e só funciona com chave

Os motivos citados foram que o botão nunca foi conectado, ou foi definido para um atraso, ou foi desativado pelo proprietário, ou quebrou há muito tempo e ninguém nunca reclamou porque as portas acabaram fechando independentemente de você pressionar os botões ou não .

Se acontecer de você se pegar pressionando um botão não funcional para fechar a porta e, mais tarde, as portas se fecharem, você provavelmente nunca perceberá, porque um pequeno surto de felicidade terá reação em seu cérebro assim que você ver o que acredita ser uma resposta a sua ação. Seu comportamento foi apenas reforçado. Você continuará pressionando o botão no futuro.

Mecanismos que não funcionam como esse mas que continuam te enganando, são chamados de botões de placebo e estão por toda parte.

efeito placebo no marketing 300x178 - Efeito Placebo no MarketingComputadores e cronômetros agora controlam as luzes em muitos cruzamentos, mas ao mesmo tempo pequenos botões nas faixas de pedestres permitiam que as pessoas acionassem a mudança de sinal. Esses botões estão quase todos desativados agora, mas a tarefa de substituir ou remover todos eles era tão grande que a maioria das cidades simplesmente os deixava ativados.

Você ainda os pressiona, porque a luz eventualmente muda.

Em muitos escritórios, o termostato na parede não está conectado a nada. Proprietários, engenheiros e especialistas instalaram termostatos falsos por décadas para evitar que as pessoas custem dinheiro às empresas ajustando constantemente a temperatura.

Algumas empresas até instalam geradores de ruído para completar a ilusão depois que você gira o botão.

Os botões de placebo são muito parecidos com superstições ou rituais antigos. Você faz algo na esperança de um resultado – se você consegue o resultado, você mantém a superstição.

Dançar para trazer a chuva, sacrificar uma cabra para fazer o sol nascer – parece que isso é muito parecido com apertar o botão na faixa de pedestres várias vezes.

Seu cérebro não gosta de aleatoriedade e, por isso, tenta conectar uma causa a cada efeito; quando não pode, você inventa um.

Efeito Placebo no Marketing

O que isso tem a ver com marketing?

Tudo.

efeito placebo no marketing exemplo 3 300x204 - Efeito Placebo no Marketing

Uma marca d’água recomendada por uma celebridade , se torna mais saudável

Digamos que utilizamos os serviços de uma empresa que possui uma marca respeitada. Como resultado, continuamos muito satisfeitos com o serviço prestado, temos a certeza de que recebemos exatamente o que esperávamos.

Mas o “efeito placebo da marca” nos diz que nossa crença de que a empresa fará isso e que para nós nos leva a acreditar que sim – mesmo que realmente não o tenha feito.

As marcas não são apenas as ferramentas de aquisição de clientes que as pessoas pensam delas.

Uma marca não apenas atrai clientes – ela os convence de que eles receberam exatamente o que a marca prometeu, mesmo que isso não tenha realmente acontecido.

◖O sabor do vinho depende do preço

De acordo com a American Association of Wine Economists, virtualmente ninguém consegue diferenciar um bom vinho de um vinho supercaro. Para dar mais precisão, a maioria das pessoas dos 6.000 estudados na verdade escolheram o vinho barato em um teste cego de sabor.

Se isso faz você se sentir melhor, em um estudo dois anos depois, o grupo descobriu que muitas pessoas também não conseguem diferenciar linguiça de fígado de comida de cachorro.

Então qual a lição que tiramos desse teste a cegas?

A venda tira algo, algo importante.

O que ela tira é suficiente para transformar um vinho médio em um vinho delicioso, algo que muda a satisfação que a pessoa tem no gosto do vinho … O que a venda tira?

O placebo.

livro de critica de vinhos fala sobre efeito placebo 187x300 - Efeito Placebo no Marketing

O aclamado crítico destemido Robin Goldstein percorreu a América servindo 6.000 taças de vinho em sacos de papel pardo para especialistas e bebedores de vinho do dia a dia em toda a América.

Nesse livro, estão os resultados chocantes, incluindo análises de página inteira dos 100 vinhos que venceram as garrafas de US $ 50 a US $ 150 nas degustações às cegas.

Na capa – “Como vencer o efeito placebo e recuperar o seu paladar” – dá uma ideia do que esperar lá dentro: artigos sobre vários tópicos que a indústria do vinho aparentemente não consegue enfrentar, como degustação às cegas e dinheiro de propaganda dos produtores que são revisados ​​e pontuados, a arbitrariedade da maioria dos preços de vinhos, marcações de restaurantes e assim por diante

◖Escolha pela Embalagem

Agora os clientes não caem apenas nos tamanhos das embalagens. Quais aspectos psicológicos são usados ​​na embalagem dos produtos?
Você tem que pensar na embalagem como um vendedor silencioso. A embalagem guia o comprador pelas prateleiras e chama sua atenção.

efeito placebo nas embalagens 300x189 - Efeito Placebo no Marketing

Graças à embalagem, o cliente já decide sobre um produto antes mesmo de começar a racionalizar. A razão para isso é o sistema límbico no cérebro, que é responsável por tomar decisões e liberar hormônios. Dependendo de como a embalagem é desenhada, os hormônios correspondentes são liberados e acionam os estímulos correspondentes. Se os estímulos corresponderem às necessidades do comprador, ele os aceitará automaticamente.

Os produtos baratos são intencionalmente embalados com embalagens menos sofisticadas.

Os chamados produtos constrangedores, como papel higiênico ou preservativos, também são embalados de forma que a vergonha seja removida.

O urso fofo na embalagem do papel higiênico tem como objetivo ilustrar a maciez do produto sem se referir muito ao uso específico.

No outro extremo, produtos premium, embalagens caras podem até causar o lançamento de hormônios da felicidade. Isso foi bem estudado, por exemplo, com chocolate embalado de alta qualidade. Aqui a embalagem torna ainda mais saboroso o produto. O preço mais alto da embalagem se justifica pelo lançamento dos hormônios da felicidade.

◖O Preço e a Psicologia

Outro exemplo de como o efeito placebo é efetivamente usado para persuadir o público é através do apelo de preço de um produto. Ao planejar o preço de um produto ou serviço, uma marca deve ter em mente que muitos de seus clientes têm um limite mental para o que estão dispostos a gastar.

preco placebo 300x214 - Efeito Placebo no MarketingVocê já percebeu que muitas empresas vendem itens por US $ 9,99 em vez de US $ 10,00 fixos, ou com “50% de desconto no preço de varejo”? Essas duas táticas de preços são maneiras de convencer o consumidor de que está economizando dinheiro.

Para a mente, pagar $ 9,99 parece mais palpável do que pagar $ 10,00, embora seja apenas um centavo a menos; e qualquer item marcado com uma promoção de vendas instantaneamente parece um negócio.

Uma maneira de encontrar supermercados usando as táticas de venda de produto placebo é marcando seus produtos com a cor de venda específica da loja (geralmente amarelo ou vermelho) quando o produto não estiver realmente à venda.

Como a mente foi condicionada a entender que produtos marcados com uma determinada cor geralmente significam uma venda, alguns supermercados agora marcam itens que não estão à venda com essa cor de promoção para ajudar a convencer seus clientes a comprar mais.

◖A Coca Cola realmente é melhor ?

Efeito placebo no marketing coca cola 241x300 - Efeito Placebo no MarketingPepsi e Coca foram provadas às cegas e avaliadas como iguais. Foi somente quando os participantes do teste receberam o nome da marca que a Coca Cola foi anunciada significativamente melhor do que seu concorrente. O marketing da Coca-Cola teve um efeito placebo no qual os participantes realmente experimentaram e só revelaram algo diferente quando viram o logotipo certo.

◖Conclusão

Pelo que podemos ver nesses poucos exemplos, um placebo positivo pode ser extraordinariamente vantajoso na publicidade. Os efeitos placebo podem manifestar pensamentos reais e sintomas físicos que apoiam a ideia de que seus produtos estão realmente beneficiando os consumidores.

Tudo se resume a gerenciar as expectativas do seu público, criando uma mensagem que ressoe com eles, mas não se esqueça de garantir que a experiência pós-compra continue atendendo às expectativas do público, ou você provavelmente terá um resultado negativo reação. Uma narrativa genuína e realista pode gerar valor real e prazer sentido pelos consumidores com a ajuda do efeito placebo.

 

 

 

 

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