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Marketing Subliminar

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mensagens subliminares no marketing coca cola 930x620 - Marketing Subliminar

Você lembra do episódio de Friends em que Chandler tenta parar de fumar ouvindo fitas de hipnose à noite, mas acaba pensando que é uma “mulher forte e confiante?”

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Chandler ouvindo o áudio de mensagem subliminar enquanto dorme

Sim, isso é uma mensagem subliminar

Uma mensagem subliminar, também chamada de mensagem oculta, é aquela projetada para ultrapassar os limites normais de percepção. Normalmente não é percebida pela mente consciente, mas é sensível para a mente inconsciente, ou mais profunda..

Mas de que forma esse conceito aparece no marketing?

Através de palavras ou imagens (estímulos) que os consumidores não detectam conscientemente.

Muitas marcas de prestígio têm criado várias campanhas publicitárias deste tipo e seus sucessos foram vultosos, como pode ser comprovado revisando as grandes somas de dinheiro obtidas.

No entanto, este tipo de publicidade gera muita controvérsia entre os especialistas em marketing.

Enquanto alguns apoiam fortemente a publicidade subliminar, outros consideram que não é uma estratégia segura e que faltam dados conclusivos para provar o contrário

Certamente, não é algo bem visto , já que ninguém gosta de ser manipulado, mesmo assim, alguns profissionais tentam inserir mensagens escondidas.

Contudo, é chato ser pego propositadamente inserindo publicidade subliminar não tão sutilmente

drawit diagram 1 - Marketing Subliminar

Casos onde o marketing subliminar foi usado da forma errada

Volto a enfatizar que as pessoas não gostam de se sentir manipuladas, o que é um risco inerente quando se trata de publicidade oculta. Quando uma mensagem perde sua sutileza, ela se torna óbvia demais.

Aqui estão alguns dos exemplos mais famosos de publicidade subliminar não tão sutil.

◖Dollar Snacker do KFC

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A KFC também atraiu atenção negativa em 2008, quando exibiu um comercial de seu Dollar Snacker apresentando uma nota de dólar verde na alface.

Por que não funciona: em primeiro lugar, é desleixado.

Em segundo lugar, é uma nota de um dólar. Ninguém precisa ser lembrado de que o objetivo final do KFC é nos fazer gastar dinheiro.

◖Rede de Fast Food Wendy’s

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Wendy’s atualizou seu logotipo em 2013 pela primeira vez desde 1983. Embora ainda reteve muitos dos mesmos elementos do original, o novo logotipo tentou criar uma imagem mental positiva na mente do consumidor, incluindo a palavra “MOM” em Colarinho franzido de Wendy.

Por que não funciona: poucos pensam na deliciosa comida caseira da mãe ao visitar uma rede nacional de fast-food como a Wendy’s.

Casos com o  marketing subliminar foi usado da forma certa

Neste caso, os espectadores devem sentir que descobriram a mensagem oculta. Eles devem se sentir um pouco orgulhosos de si mesmos e até mesmo se divertir um pouco com a criiatividade do anúncio.

Nunca deve parecer uma tentativa de lavagem cerebral ou manipulação. As pessoas não querem ser enganados, mas eles fazem querer estar na brincadeira.

O que você faz é o seguinte: brincar com imagens e ilusões de ótica. Desfoque a linha um pouco.

A grande vantagem dessas mensagens ocultas é que, quando bem executadas, podem render muito e levar a alguns dos anúncios mais memoráveis ​​até hoje.

Aqui estão alguns exemplos de publicidade subliminar bem feita.

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O símbolo da Nike é um dos símbolos mais conhecidos do mundo. Deve representar as asas da deusa Nike, que é a deusa da força, velocidade e vitória. Cada coisa é importante para os guerreiros e as pessoas que praticam esportes.

O triste é que a Nike pagou apenas $ 35 dólares à designer deste símbolo, Carolyn Davidson.

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A Amazon tem sem dúvida um dos logotipos mais reconhecidos ao redor.

Mas não importa quantas vezes você o tenha visto, pode não ter realmente percebido.

A seta simplesmente sugere que você pode comprar todos os produtos de A a Z. Além disso a flecha também forma um sorriso

mensagem subliminar toblerone 300x260 - Marketing Subliminar

Mais um exemplo o logotipo Toblerone se parece com a cordilheira suíça média. Mas dê uma olhada mais de perto e você perceberá que o logotipo apresenta um urso em pé nas patas traseiras habilmente escondido no design.

De fato esta é uma homenagem inteligente à cidade suíça de Berna, apelidada de “a cidade dos ursos”, onde a empresa de chocolate foi fundada.

FEDEX 300x152 - Marketing Subliminar

O espaço em branco entre E e X indica claramente uma seta.

Por que funciona: a FedEx usa a seta para destacar velocidade e eficiência , os maiores benefícios da marca.

Como muitos outros na lista, você não saberia até que alguém apontasse. Mas, depois de fazer isso, você se sente ainda mais inteligente para isso.

Marketing subliminar é correto?

Se a mensagem subliminar for enganosa , você pode ter sérios problemas se for pego

Lembre-se, é tudo uma questão de sutileza. Concentre-se em arte e design, em vez de palavras, e você pode muito bem ter sucesso

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