Escolher a rede social certa para se dar a conhecer não é tão fácil … incluir as redes sociais no seu plano de comunicação é essencial. Porém, para obter todos os benefícios, é importante escolhê-los bem de acordo com suas especificidades e de acordo com seus objetivos.
As redes sociais associadas ao seu blog são parte integrante da sua estratégia digital
Erros para evitar
Tornar-se conhecido nas redes sociais e criar uma comunidade em torno da sua marca exige muito tempo e método.
Percebo que alguns Freelancers prejudicam a sua credibilidade nas redes sociais , porque não têm tempo para pensar e acabam por não utilizar nenhuma estratégia.
Portanto, antes de chegar ao cerne da questão, parece-me importante avisá-lo sobre os vários erros que você pode cometer :
- Não defina uma meta concreta antes de escolher e embarcar em uma rede social
- Espalhando-se em várias redes sociais e não aproveitando o potencial da rede social mais relevante para o seu negócio.
- Não tendo tempo para entender completamente o funcionamento e as regras inerentes a cada rede social
- Escolha estar presente em uma rede social porque seu concorrente o escolheu.
- Não responda a comentários e mensagens
- Publique conteúdo irrelevante para seu público-alvo
- Use jargão ou vocabulário não adequado ao seu público
- Publicar conteúdo promocional com muita frequência
- Tem uma frequência de publicação irregular
Cada rede social deveria se usada corretamente, trazer tráfego para seu site e blog. No entanto, antes de escolher uma rede social em vez de outra, é necessário determinar com precisão:
- Seu objetivo
- Seus objetivos
- Sua estratégia de conteúdo
- Suas escolhas de acordo com seus recursos
4 pontos chave para se tornar conhecido nas redes sociais
1. Determine o seu alvo
Esta é a primeira pergunta a se fazer: “Para quem são seus produtos e serviços?” “
Seja para o seu marketing em geral ou nas redes sociais, não falamos com todos . Até que você tenha uma ideia clara de seu público-alvo, será difícil para você direcionar sua comunicação de forma eficaz.
Este estudo vai muito além de os meus clientes são particulares, empresas ou jovens.
2. Determine seus objetivos antes de escolher uma rede social
O primeiro objetivo que vem à mente de qualquer empresário é encontrar clientes através das redes sociais .
Sim, mas ainda assim? As redes sociais não são ferramentas de vendas dedicadas. Cada um tem suas próprias regras de operação e o beneficiará de acordo com objetivos bem definidos.
As redes sociais permitem alcançar 5 objetivos gerais:
- Desenvolva uma comunidade em torno de seus valores e ganhe notoriedade
- Obtenha uma troca direta com sua comunidade e seus clientes
- Desenvolva sua rede profissional, encontre clientes e recrute novos funcionários
- Melhore o SEO do seu site
- Atraia influenciadores e prove sua experiência
Portanto, cabe a você escolhê-los de acordo com o objetivo prioritário que busca alcançar.
3. Desenvolva sua estratégia de conteúdo
As redes sociais são ferramentas de comunicação com o objetivo de criar engajamento com a sua comunidade, por isso é importante definir claramente as mensagens que deseja transmitir.
Em outras palavras, qual é a sua linha editorial?
- Identifique os temas que deseja abordar.
- Determine um calendário editorial e, portanto, a frequência de suas publicações.
- Crie conteúdo relevante ou retransmita o conteúdo do dia anterior.
- Determine que tipo de conteúdo você deseja compartilhar: artigos, vídeos, fotos, infográficos …
O conteúdo é a base de uma estratégia de mídia social de sucesso. Para desenvolver sua notoriedade e se destacar da concorrência:
- concentre sua comunicação em informações úteis para sua comunidade e não promocionais;
- produzir conteúdo multimídia e usar visuais adaptados a cada rede social, quando possível;
- diferencie sua linha editorial para cada rede social;
- estude a comunicação de seus concorrentes e analise qual conteúdo gera mais engajamento.
E lembre-se …
O blog é a âncora de sua estratégia de mídia social.
- Compartilhe os artigos publicados de seu blog em suas redes sociais.
- Inclua botões de compartilhamento em cada artigo para diferentes redes sociais para que seus leitores possam compartilhá-los com seus públicos.
- Crie um boletim informativo e crie uma lista de contatos.
Manter um blog leva tempo e funciona como administrar uma rede social . É certo que os resultados esperados não acontecerão da noite para o dia. Mas você terá muito mais sucesso se der em vez de pedir …
4. Determine suas escolhas de acordo com seus recursos
Idealmente, você acha que seria bom se sua empresa estivesse presente no Facebook, LinkedIn, Instagram, YouTube, Twitter, etc. A pergunta a se fazer é “você tem os recursos humanos necessários para administrar todas essas redes sociais?” “
Exceto se você for uma equipe de várias pessoas, é seguro apostar que você não terá tempo para se comunicar com eficácia em muitas redes sociais.
Você deve, portanto, usá-los com sabedoria de acordo com suas especificidades e de acordo com seu objetivo. Inicialmente, se você estiver sozinho, por exemplo, se você for um freelance ou um treinador independente, eu o aconselho:
- concentrar seus esforços em uma única rede social;
- e apenas retransmitir seus artigos para outras pessoas.
Diga a si mesmo que uma rede social sem movimentação dificilmente irá atende-lo e sim, desperdiçar seu tempo ao invés de outra coisa.
Quando você está sozinho no negócio, você tem que saber fazer escolhas e não ter olhos maiores que o estômago. Blogar dá muito trabalho e um dia dura apenas 24 horas.
Escolha o Facebook como rede social para seu negócio
Por que escolher esta rede social?
O Facebook é a maior rede social do mundo.
No Brasil, existem cerca de 130 milhões de contas no Facebook que reúnem todas as faixas etárias e categorias da população.
O profissional é, antes de tudo, quem tem , na sua grande maioria, um perfil no Facebook .
O Facebook , continua a ser a rede social essencial para qualquer empresa, pequena ou grande para:
- desenvolver uma comunidade emtorno de seus valores e ganhar notoriedade;
- obter uma troca diretacom sua comunidade e seus clientes.
O Facebook permitirá que sua empresa ganhe grande visibilidade junto aos consumidores, seja qual for sua condição: estudantes, funcionários, autônomos, aposentados, etc.
Além disso, na grande maioria dos casos, você obterá muito mais compartilhamentos de seus artigos com o Facebook do que com outra rede social (essencial para impulsionar seu SEO!). Esta é uma vantagem significativa a ser levada em consideração …
Como se tornar conhecido no Facebook?
Perfil pessoal ou página profissional?
Esta é a primeira pergunta que você deve se fazer.
1 – O perfil pessoal
Como você certamente sabe, uma conta pessoal permite que uma pessoa física se comunique e compartilhe com outras pessoas todos os tipos de conteúdo (artigos, imagens, vídeos).
Os relacionamentos são os de uma pessoa natural com outras pessoas. Qualquer novo relacionamento (tornar-se um “amigo”) está necessariamente vinculado a um consentimento (aceitação ou não do pedido).
Benefícios
- Encontre novos contatos diretamente
- Comente e compartilhe no diário de outra pessoa
- Envie mensagens privadas para outra pessoa
- Intervir em grupos do Facebook
Desvantagens
- Destinado a uso pessoal e não profissional
- O número de amigos é limitado a 5000
- Não há estatísticas sobre publicações para refinar sua estratégia.
- Impossível anunciar e organizar concursos
Este suporte é, portanto, a maneira mais fácil de configurar a ser seguido e de criar uma comunidade em torno do que você tem a compartilhar.
2 – A página profissional
Esta página profissional permitirá que você distribua e promova conteúdo relacionado ao seu negócio. Sendo as informações públicas, qualquer pessoa singular (portanto com conta pessoal) pode acompanhar as suas notícias e decidir se quer ou não ser “Fã” (clicando em “gosto”).
As publicações em sua página Pro aparecerão então no feed de notícias de seus “Fãs”. Em teoria…, porque o alcance orgânico está em queda livre (menos de 5%). Por exemplo, se um de seus Fãs nunca interagiu com seu conteúdo, suas postagens nunca estarão visíveis em seu feed de notícias …
→ Benefícios
- Acesso a indicadores-chave para medir a eficácia das publicações
- Possibilidade de ser gerenciado por várias pessoas
- Possibilidade de publicidade direcionada
- Possibilidade de organização de concursos
- Sem limite para o número de fãs
→ Desvantagens
- O alcance orgânico das postagens é muito baixo
- Impossível enviar mensagem a todos os seus fãs
- Impossível prospectar novos contatos diretamente
- Incapaz de comentar e compartilhar no diário de outra pessoa
- Não posso intervir em grupos do Facebook
O uso de uma página profissional no Facebook tem vantagens significativas por incluí-la em sua estratégia de aquisição de clientes !
Como iniciar e desenvolver sua presença no Facebook ?
A página de perfil é, na minha opinião, o meio preferido para começar a se dar a conhecer nesta rede social.
Por três razões principais:
- O Facebook agora favorece postagens de perfis pessoais no feed de notícias. O alcance orgânico das postagens na página de uma empresa cai, cai … Você precisa anunciar para ter a chance de alcançar seus Fãs na página de uma empresa …
- Com um perfil pessoal, é muito mais fácil para um freelancer criar uma comunidade em torno do que ele tem a compartilhar (além de ofertas comerciais …).
- Com um perfil pessoal, sempre com espírito de partilha, o freelance tem a oportunidade de ganhar visibilidade ao veicular também as suas publicações em grupos no Facebook.
Aconselho, portanto, que se concentre na sua página de perfil para encontrar seus primeiros contatos diretamente, para se tornar conhecido como pessoa e para criar uma página profissional em um segundo passo para se unir em torno de sua marca e desenvolver seu negócio.
A partir deste momento, duas soluções estão disponíveis para você:
- Transforme sua página de perfil em uma página Pro e assim recupere seus amigos que se tornarão seus Fãs;
- Crie uma página Pro além do seu perfil.
Não recomendo a primeira solução, pois todo o conteúdo do seu perfil será perdido! A segunda solução deve ser preferida mesmo se você tiver que convidar seus amigos para curtir sua página Pro. Enfim, aqueles ou aqueles que não aceitarão o seu convite são simplesmente pessoas que não se importam muito com você, com o seu conteúdo!
De modo geral, espere até desenvolver seu tráfego por meio de outros meios de comunicação antes de configurar sua página profissional no Facebook.
Como ter sucesso em se tornar conhecido nesta rede social ?
Juntamente com um blog, o Facebook é a rede social ideal para compartilhar um artigo, criar um evento, anunciar o lançamento de um novo curso de formação, fazer sua comunidade reagir e ouvi-la para entender suas expectativas.
Além disso, o Facebook oferece um ambiente favorável para o relacionamento do cliente com o Messenger ou a troca de mensagens privadas.
Posto isto, não podemos perder de vista que as redes sociais não são um meio de comunicação para venda direta.
Portanto, existem métodos “agressivos” no Facebook que devem ser evitados e, ainda assim, usados com frequência. Por exemplo, muitas pessoas me pedem para ser amigo pelo perfil e dificilmente aceito a conexão:
- Eles me pedem para curtir sua página Pro. Reação: Eu assisto uma vez em 10 …
- Ou, recebo imediatamente uma oferta comercial do messenger. Reação: Eu evito …
- Ou melhor, recebo repetidamente ofertas comerciais via messenger. Reação: Excluo a conexão.
Para se beneficiar totalmente do efeito viral desta rede social, você terá que:
- esteja sempre em espírito de partilha. Quanto mais você gasta seu tempo promovendo, menos visível você ficará …
- publicar conteúdo de qualidadeem seu perfil e / ou página profissional do Facebook de acordo com as expectativas de seus leitores;
- ser regularcriando e seguindo um cronograma de publicação. Por exemplo, você pode agendar um tipo diferente de conteúdo para cada dia da semana;
- investir em campanhas publicitárias(anúncios no facebook);
- se necessário, crie seu próprio grupo no Facebook.
Escolha o Linkedin como rede social para sua empresa
Por que escolher o Linkedin ?
Com 29 milhões de usuários no Brasil , o LinkedIn permite que qualquer empresa acesse grupos de expertise, encontre um contato ou uma empresa, prospecte e também promova sua expertise por meio do compartilhamento de informações.
O LinkedIn visa especificamente os profissionais . Portanto, esta mídia não é adequada para todos
A escolha desta rede social é perfeita se o seu objetivo é desenvolver a sua rede profissional, encontrar clientes e recrutar novos funcionários.
Como se tornar conhecido nesta rede social?
Antes de pedir a alguém para ingressar em sua rede , recomendo fortemente que você inicie o relacionamento com essa pessoa:
- Deixe uma mensagem (quando possível) com o seu pedido de conexão
- deixe um ou mais comentários em suas publicações
- compartilhe uma ou mais de suas postagens …
A prospecção no LinkedIn exige tempo e personalização. Não adianta conseguir tantos contatos quanto possível se você não se preocupou em se apresentar com inteligência.
Além de ter que cuidar da apresentação do seu perfil (como em todas as redes sociais), você também terá que:
- ser regular na publicação de posts(artigos, imagens, vídeos). Uma vez por dia, no mínimo;
- escrever e publicar artigos diretamente no LinkedIn;
- interagir com outros membros de sua comunidade;
- deixe comentários relevantes para se posicionar como um especialista;
- compartilhe seu conhecimento em grupos específicos relacionados ao seu campo de atuação;
- busque e siga ativamente jogadores importantes em seu setor;
- investir em seu programa de publicidade. Tenha cuidado, é difícil obter o retorno do seu investimento.
Escolha o Instagram como rede social para seu negócio
Por que escolher o Instagram como rede social?
Lançado em 2010, o Instagram é uma rede social em crescimento exponencial com mais de 50 milhões de usuários ativos mensais no Brasil.
Também é considerada uma das melhores redes sociais em termos de engajamento (quantidade de compartilhamentos e comentários).
O Instagram é um aplicativo de base visual e muitas pessoas (principalmente jovens entre 18 e 24 anos) adoram esse tipo de postagem, esse relatório de proximidade onde todos podem compartilhar uma parte de si por meio de fotos.
Mesmo que o Instagram possa ser usado em qualquer setor de atividade, essa rede social é mais atrativa em nichos de mercado onde a foto predomina como: moda, culinária, fitness, beleza, viagens, arte…).
A publicidade do Instagram é integrada à plataforma do Facebook com inúmeras possibilidades de direcionamento.
A escolha desta rede social pode ser uma mais-valia para o seu negócio, para comunicar visualmente e assim criar proximidade com o seu público.
Como se tornar conhecido no Instagram?
Para aproveitar ao máximo a visibilidade desta rede social, você terá que:
- Escolha seu tema com cuidado. O tema escolhido é o núcleo central da sua conta Instagram. Portanto, é importante escolher bem.
- Apresente uma identidade visual coerente. Como as postagens do Instagram permanecem exibidas em seu perfil, você precisa harmonizar a estética de suas postagens. Por exemplo, você pode adicionar um filtro às suas fotos para apresentar uma cor dominante em todas as suas fotos.
- Publique regularmente suas experiências visuais. Você tem que publicar belos visuais sobre seu negócio, sobre você e os membros de sua equipe ou sobre seus clientes. Publique pelo menos uma vez por dia e ao mesmo tempo, se possível.
- Use hashtags. Ao usar hashtags apropriadas, você promoverá seu negócio com mais facilidade e para um público amplo e direcionado.
- Seja ativo. Você deve “curtir” as publicações relacionadas ao seu tema. E, é claro, você deve sempre responder às mensagens de seus assinantes.
- Acompanhe seus resultados. Você precisará analisar os resultados de sua conta do Instagram para otimizar sua visibilidade e aumentar o número de engajamentos de seus assinantes.
Você sabia?
Uma hashtag é uma palavra escrita com uma hashtag (#) no início. (ex: #Moda)
Ele permite que você agrupe em um tema tudo o que você publica em uma rede social, como Twitter, Facebook, Instagram. Ao utilizar hashtags, suas publicações são potencialmente distribuídas a todos os usuários da rede social que fazem uma pesquisa sobre o tema em questão (palavra inserida na hashtag).
Caso contrário, ou seja, sem o uso de hashtags, suas postagens estarão acessíveis apenas para seus assinantes.
Escolha o Youtube como rede social para seu negócio
Por que escolher o YouTube como rede social?
Com mais de 800 milhões de visitantes únicos por mês , esta plataforma de vídeo se tornou o segundo maior mecanismo de busca do mundo, depois do Google.
Além disso, os vídeos do YouTube têm boa classificação nos resultados de pesquisa do Google.
O YouTube é, portanto, a rede social ideal para ganhar visibilidade com conteúdo de vídeo .
O YouTube deve ser visto como um canal de aquisição de novos visitantes . Se você obtém visualizações apenas de leitores de seu blog ou de seus clientes atuais e potenciais, a criação desta rede social terá pouco interesse em aumentar sua visibilidade.
O objetivo é, portanto:
- encontre tópicos para cobrir que possam ter um bom potencial em termos de SEO. Para isso, é necessário analisar a concorrência existente antes de escolher um tema a ser tratado em vídeo;
- crie uma série de vídeos de qualidade e atraia novos visitantes ao seu site de e & blog para convertê-los em clientes potenciais e clientes.
Como se tornar conhecido no YouTube?
O vídeo é o meio em destaque no momento: é visual e atraente.
Se destaque usando essas estratégias: :
- usar palavras chave de calda longa
- oferecendo vídeos com potencial de compartilhamento (vídeo com emoção) ou potencial de posicionamento SEO (série de vídeos tutoriais).
Além disso, cada configuração para enviar seu vídeo ao YouTube deve ser otimizada:
- escolher a categoria certa para sua transmissão no YouTube;
- Insira tags, palavras-chave que provavelmente geram tráfego;
- escolha o melhor formato de codificação possível: formato HD;
- faça um atraente thumbnail com um título para a miniatura do vídeo;
- insira “call to action” na descrição para que seus visitantes se inscrevam em seu canal ou acessem seu site.
Escolha o Twitter como rede social para seu negócio
Por que escolher o Twitter como rede social?
Com mais de 27,7 milhões de usuários ativos no Brasil, o Twitter é uma rede social que lhe permitirá interagir em tempo real com seus seguidores (seus assinantes) e publicar notícias diárias.
Sua especialidade: comentar ao vivo as notícias em 280 caracteres, indo direto ao ponto …
A escolha desta rede social é interessante para:
- monitoramento de informações (monitoramento de especialistas e aproveitando sua experiência);
- entre em contato com influenciadores.
Como se tornar conhecido no Twitter?
Mesmo que seja rápido para criar uma conta, você deve saber que para ganhar visibilidade no Twitter, é necessário intervir várias vezes ao dia e ser seguido por muitas pessoas. Quanto mais você “tweet”, mais chances terá de seus seguidores “retuitar” suas informações.
Sempre atentos às últimas tendências, os usuários do Twitter (blogueiros e especialistas em web) geralmente são exigentes quando se trata de novos conteúdos. Isso exigirá que você seja preciso e relevante em seu monitoramento para não colocar em risco sua reputação eletrônica.
Para desenvolver sua visibilidade nesta rede social, você terá que:
- informações do Twitter que interessam aos seus assinantes e não ofertas comerciais
- use hashtags para aumentar o alcance de seu tweet
- adicione uma imagem ou vídeo ao seu tweet relacionado ao assunto do seu tweet
- Twitter regularmente(várias vezes ao dia) para manter a notoriedade do seu negócio.
- Twitter na hora certa testando os horários que funcionam melhor
- Retweetar fazendo um comentário relevante e adicionando uma menção(@AuthorName) para que este retuíte seja visível para os assinantes do autor e para todos os seus assinantes.
- sempre agradeça seus seguidores por seus retuítes
- conduza pesquisas para envolver seu público (seus assinantes)
- interaja com sua comunidade e siga as pessoas por quem você deseja ser seguido;
- conecte-se com influenciadores para que eles se tornem embaixadores de sua marca;
- permaneça você mesmo e sempre com espírito de partilha.
Conclusão
Claro, não apresentei todas as redes sociais para vocês. Não é isso que está faltando e não é esse o objetivo deste artigo …
Quanto mais uma rede social permitir que você realmente interaja com as pessoas, mais visibilidade você terá: Facebook, Instagram, Twitter.
É certo que o ideal é inserir-se em várias redes sociais. Mas, lembre-se, qualidade em vez de quantidade.
A comunicação em redes consome muito tempo, requer planejamento e torna-se inútil se usada de forma inadequada.
Sua principal prioridade para uma boa comunicação nas redes sociais é fazer com que seus seguidores visitem seu blog clicando em um link.
Seja qual for a rede social que você escolher, é fundamental:
- complete seu perfil corretamente;
- realmente usou a rede social escolhida;
- desenvolver e manter uma linha editorial coerente.
O interesse desse artigo é triplo:
- Convença você a usar a mídia social para o seu negócio, uma alavanca estratégica essencial nos dias de hoje.
- Convença-se de que, antes de embarcar nesse caminho, é preciso planejar uma estratégia, uma linha editorial e não se precipitar.
- Convença- se a não se dispersar começando com várias redes sociais (escolher inicialmente uma única rede social é suficiente para um autônomo …)
Está convencido? Cabe a você me dizer …
Você sentiu que é muita informação para estudar? Precisa de ajuda? Gostaria de mencionar mais uma vez o curso que te ensina passo a passo como se inscrever e crescer cada uma dessas redes sociais para alavancar seu negócio. Eu quero aprender, sozinho(a) não consigo.