Imagine se você tiver que parar de trabalhar. Quanto tempo você pode sobreviver com suas economias restantes?
O que eu acabei de perguntar foi uma definição de riqueza.
vamos abordar a vida de um homem chamado Robert Kiyosaki, investidor americano, empresário, autor, motivacional, orador e comentarista financeiro que se tornou conhecido nos últimos anos. Robert Kiyosaki tem um patrimônio líquido estimado em 80 milhões de dólares!
Quer saber algo interessante?
Ele não nasceu em família rica. Na verdade, sua família era trabalhadora como as outras, e não tiveram a melhor educação financeira e estavam a maioria das vezes lutando com o dinheiro.
Então, como Robert ficou rico hoje? Vamos dar uma olhada, na sua narração em um de seus best-sellers chamado Pai rico Pai Pobre
Robert Kiyosaki nasceu em Hilo, Havaí em abril de 1947. Em 1957 aos nove anos de idade o pequeno Robert estava frequentando a mesma escola pública onde as pessoas ricas matriculavam seus filhos. Em sua cidade tinham muitos médicos, empresários e banqueiros. Robert viu que as crianças ricas não se enturmavam com ele, por que sua família não era capaz de comprar os mais modernos brinquedos e bicicletas.
Então, um dia, Robert perguntou ao pai que tinha um doutorado e completou várias universidades com diplomas excelentes: “Pai, você pode me dizer como ficar rico?”
Infelizmente, seu pai não sabia a resposta certa, porque o ele mesmo não era rico, então ele respondeu : “Bem, use sua cabeça, filho.Fique na escola, tire boas notas para que você possa encontrar um emprego seguro e protegido.”
No livro , ele menciona seu verdadeiro pai como pai pobre. Ele não era pobre nesse momento, na verdade, ele estava fazendo muito dinheiro, mas no final a vida financeira desse homem não deu certo.
O pai rico, a quem ele se refere no livro, é o pai de Mike ,seu amigo.
Ele começou a orientar Robert e seu filho Mike sobre como realmente ficar rico. Nesse momento, pai rico ainda não era rico mas logo se tornou um dos homens mais ricos do Havaí. Então, o que pai rico ensinou Robert?
O Pai rico derramou uma forte base financeira nas mentes das crianças que abrangia muitos princípios importantes.
Para começar, a primeira lição que você precisa saber é a diferença entre um “ativo” e um “compromisso financeiro”. Se você quer ser rico, isso é tudo o que você realmente precisa saber e se aprofundar.
Você vê os ricos adquirir ativos e a classe pobre e média adquirir passivos, mas às vezes eles pensam que são ativos.
A principal causa da luta financeira é simplesmente não saber a diferença entre um ativo e um passivo.
Um ativo é algo que coloca dinheiro no meu bolso. Um compromisso financeiro (passivo) é algo que tira dinheiro do meu bolso.
Por exemplo, uma pessoa obtém sua renda com um emprego, e tem despesas como comida, roupas, entretenimento e transporte
Infelizmente, ele não possui ativos, mas com certeza possui responsabilidades (compromissos financeiros) que constantemente tiram dinheiro do bolso como impostos,
cartões de crédito, empréstimos, etc.
Agora vamos dar uma olhada em como o padrão de fluxo de caixa funciona para os ricos. Em vez de procurar ganhar mais dinheiro do trabalho normal como única fonte de renda, eles compram e possuem ativos. Isso traz dinheiro para os bolsos como uma forma de renda passiva. Renda passiva é algo que te trás dinheiro sem que você esteja presente. Em outras palavras, você estaria ganhando dinheiro enquanto dorme.
Exemplos de ativos são negócios que não exigem sua presença, como ações, títulos, fundos mútuos, imóveis geradores de renda, royalties, notas e qualquer outra coisa mais que tenha valor que produz renda.
Como mencionado anteriormente, o pai pobre estava ganhando bastante dinheiro com seu trabalho, mas suas despesas eram equivalentes a sua renda, nunca lhe permitindo investir em ativos. Como resultado, seus passivos como hipotecas e dívidas de cartão de crédito aumentaram com o tempo. A culpa disso e de ter receita igual a despesa e ativos é menor que passivos e, infelizmente, isso é o que levou o pai pobre a se endividar, mesmo depois que ele faleceu.
Por outro lado, a demonstração financeira pessoal do pai rico reflete o resultado de uma vida dedicada ao investimento e minimização de passivos. Portanto ele tem renda maior que as despesas por causa dos ativos que é maior do que passivos. É praticamente por isso que os ricos estão ficando mais ricos! Seus ativos geram mais renda do o que suficiente para cobrir as despesas e o saldo é reinvestido na fonte que gera o ativo. A coluna de ativos continua a crescer e portanto, a renda cresce com ela.
Veja bem, os dois pais trabalharam duro, mas eles têm atitudes e pensamentos opostos:
- Um pai recomendou estudar muito para encontrar uma boa empresa para trabalhar. O outro pai recomendou estudar muito para que você possa encontrar umboa empresa para comprar.
- Um pai disse que “a razão de eu não ser rico é porque tenho filhos”. O outro disse que “a razão pela qual devo ser rico é porque tenho filhos.”
- Um disse “quando trata-se de dinheiro, jogue com segurança e não corra riscos”. O outro disse “aprenda a gerenciar seu risco.”
- Um disse: “não posso pagar por isso”. O outro disse: “como posso pagar isso?”
Embora os dois homens tenham um enorme respeito pela educação e pelo aprendizado, eles discordaram sobre o que eles achavam importante aprender.
Robert aprendeu com o pai rico a verdade sobre a população em geral, suas vidas são dirigidas para sempre por duas emoções, medo e ganância. Ambas mantêm você preso em um padrão: levantar, ir trabalhar, pagar contas.
O medo os coloca nessa armadilha de trabalhar, ganhar dinheiro, trabalhar, ganhar dinheiro e esperar o medo desaparecer por não ter dinheiro. Em vez de enfrentar o medo, eles reagem emocionalmente em vez de usar a cabeça.
A outra emoção que é desejo, alguns chamam de ganância, é uma segunda razão pela qual as pessoas também trabalham por dinheiro. Eles desejam dinheiro pela alegria que acham que o consumo trás.
Mas a alegria que o dinheiro traz muitas vezes tem vida curta e logo precisará de mais dinheiro para mais alegria, mais prazer, mais conforto e mais segurança.
Você vê que o mesmo medo e desejo é o que faz muita gente ser tão fanática por diplomas , elevando as chances de um emprego bem remunerado.
Mas não desanime uma educação e um trabalho é importante, mas não te ajuda a compreender esse medo. Para lidar com esse medo, você precisa aprender o poder do dinheiro e não ter medo dele.
Infelizmente, a maioria das escolas não ensina sobre isso e se você não aprender, você se tornará escravo do dinheiro. A ignorância do dinheiro pode causar tanta ganância e muito medo que pode levá-lo à maior armadilha da vida que é de trabalhar, infeliz e constantemente.
Pai Rico disse aprender a usar suas emoções para pensar, não pensar com suas emoções.
Exemplos de pensamento emocional são: eu preciso conseguir outro emprego! Eu mereço um aumento! Eu quero este trabalho porque está seguro! Ao invés de refletir e perceber: o que estou perdendo aqui?
Essa é a nossa realidade para a maioria das pessoas, sua profissão é sua renda. Para os ricos, seus ativos são seus renda.
Aplique essas lições à sua vida…
E agora, se eu lhe perguntasse sobre a definição de riqueza? Se você parar de trabalhar hoje, por quanto tempo você pode sobreviver?
Você pode rir de mim e dizer que eu não trabalho mais por dinheiro, o dinheiro que trabalha para mim.
Você nunca mais vai conseguir trabalhar normalmente como empregado da forma como fazia antes… Tenho certeza que esse livro te tocou …
Quer construir um ativo? Um negócio que te gere renda enquanto você dorme? Comece agora clicando aqui
Você gosta de ler? Esse livro realmente é genial … Acesse ele por aqui: