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8 Dicas de como tornar seu PDF otimizado em SEO

como otimizar o pdf para seo - 8 Dicas de como tornar seu PDF otimizado em SEO

Era uma vez uma lenda em que o Google não conseguia ler os pdfs, sendo assim, o conteúdo não era otimizado em SEO.

A partir de 2011 o Google revelou que começara a indexar pdfs em 2001 e atualmente possui centenas de milhões de PDFs indexados

A otimização de PDFs para SEO, no entanto, continua sendo uma oportunidade inexplorada. O Google pode rastrear, indexar e classificar os documentos, mas as práticas recomendadas simples ainda são desconhecidas.

Os documentos PDF geralmente contêm uma grande quantidade de conteúdo rico que o Google pode indexar, o que realmente deve torná-los a base ideal para campanhas de SEO.

No entanto, a otimização de PDFs para pesquisa exige que os SEOs sigam um conjunto de regras ligeiramente diferente. O princípio é basicamente o mesmo que uma abordagem típica de SEO, mas os detalhes diferem em alguns aspectos cruciais.

Siga as 8 dicas abaixo e você terá uma chance muito maior de obter tráfego de SEO a partir de PDFs.

1. Escolha o nome do arquivo com cuidado

Normalmente, esse é o primeiro passo para converter um documento de texto no formato PDF universalmente transportável. Portanto, é muito fácil salvar o arquivo como sugerido automaticamente, ao  em vez de considerar o impacto no SEO que isso pode ter sobre fatores essenciais, como o URL da página.

Se o documento for passado para você quando já estiver no formato PDF, realize algumas análises de palavras-chave e antes de renomear o arquivo usando uma frase que esteja de acordo com o contexto. Coloque a primeira letra de cada palavra em maiúscula e separe as palavras por hifens.

2. Insira Links para o pdf dentro do site

Pode ser difícil incluir PDFs na estrutura de links internos de um site. Embora esses documentos sejam tipicamente ativos de alto valor (por exemplo, pesquisas ou relatórios e conteúdos ), eles servem a um uso tão específico que não são mencionados  tão frequentemente quanto uma página de produto, por exemplo. Como resultado, muitas vezes eles acabam como páginas órfãs na hierarquia do site.

3. Otimize os metadados do arquivo

Um dos muitos fatores de uma leitura limpa no mundo do SEO é otimizar e garantir o preenchimento da página de destino ou, neste caso, os metadados do PDF, ou seja, o título da página e a meta descrição. Como o título da página e a meta descrição aparecerão nos resultados da pesquisa, eles devem ser o mais atraentes possível para o usuário clicar no seu resultado específico. Para ajustar os metadados, você precisa de uma ferramenta como o Adobe Acrobat Reader que funcione para usuários de PC e MAC.

4. Lembre-se de vincular! De e para o site

O problema com muitos arquivos PDF é que eles funcionam como um beco sem saída. Ao vincular seu site também internamente no arquivo, você não apenas ajuda o visitante a voltar ao seu site para ler sobre tópicos interessantes, mas também ajuda os mecanismos de pesquisa. Em outras palavras, crie um link para o conteúdo relevante no seu site, onde ele se encaixa e parece natural e verifique se há links para o arquivo no seu site.

5. Comprima e otimize as imagens

A otimização de imagens ajuda os mecanismos de pesquisa a entender mais facilmente o que a imagem representa não se aplica apenas às imagens do seu site, mas também às imagens contidas nos PDFs. Verifique se cada imagem adicionada possui um atributo alt e title descritivo e se está compactada para não levar muito tempo de carregamento.

6. Deixe o texto ser texto – e não imagens

Até agora os mecanismos de pesquisa não são inteligentes o suficiente para poder ler o conteúdo de uma imagem e saber o que ela representa. 

Um erro comum que se vê com frequência é que as empresas escrevem títulos ou trechos diretamente em uma imagem, o que torna impossível para os mecanismos de pesquisa lerem isso. E como visitante, as vezes você quer copiar partes de um texto, o que também não é possível se o texto estiver escrito em uma imagem.

Portanto, lembre-se de não escrever partes importantes de texto diretamente em uma imagem ou salvar o PDF inteiro como imagem antes de fazer o upload.

7.Tenha cuidado com o conteúdo copiado

O conteúdo copiado ocorre quando o mesmo conteúdo está disponível em vários locais. O conteúdo duplicado não é apreciado pelos mecanismos de pesquisa que sempre desejam ver conteúdo exclusivo. O mesmo vale para arquivos PDF. Sempre verifique duas vezes se o conteúdo que você produz é exclusivo e não pode ter partes dele em nenhum outro local do site.

8. Salve o pdf para uma versão antiga do Adobe Acrobat Reader

 Isso impedirá que os usuários sejam forçados a baixar a versão mais recente do Acrobat para ver seu documento. A Adobe permite alterar o nível de compatibilidade e você deve usar a versão mais compatível possível. A maioria dos documentos comerciais funciona bem com dois níveis de versões antigas

Conclusão…..

Pensar nos mecanismos de pesquisa e nos usuários por alguns minutos antes da publicação ajudará você a atingir suas metas de marketing. Os arquivos PDF ainda são muito usados ​​por pessoas que preferem documentos impressos ou anexos de email, e seu conteúdo principal também deve existir nesse formato.

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Silvia

Dessa eu não sabia !

Atelier

Gostei !!

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